Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Calor: Os cuidados a ter com os animais de estimação

A pensar nos dias de calor que estão a chegar o Dr. Luís Montenegro, veterinário e diretor clínico do Hospital Veterinário Montenegro revelou ao Lifestyle ao Minuto os cuidados que os donos devem ter com os seus animais de estimação.

Calor: Os cuidados a ter com os animais de estimação
Notícias ao Minuto

07:15 - 04/06/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Pets

Sabia que os cães e os gatos não são nada tolerantes ao calor porque praticamente não transpiram? E que podem morrer de golpe de calor?

O Dr. Luís Montenegro, veterinário e diretor clínico do Hospital Veterinário Montenegro explicou ao Lifestyle ao Minuto que “de forma geral os cães e os gatos só transpiram nas almofadas plantares” e como não têm o nosso grande mecanismo de libertação de calor interno, a transpiração, é de “evitar a exposição excessiva ao sol”.

Entre os cuidados a ter nos dias de mais calor, o Dr. Luís Montenegro destaca que se deve “ter sempre água fresca disponível ao acesso dos animais para que estes se possam refrescar”, certificar-se de que, se o animal fica no exterior, tem “um espaço sombreado para que se possam recolher do calor” e o mais importante de tudo, alerta, é “nunca deixar um cão ou um gato no carro”.

Explica: “Mesmo que nos pareça que não vai estar calor, que o dia esteja nublado ou que seja por pouco tempo, é extremamente perigoso, pois se a temperatura subir demais, os animais vão fazer a chamada doença de golpe de calor que pode ser fatal”.

Se nos depararmos com um animal que já mostre alguns sinais de golpe de calor – em que o animal se vai mostrar bastante incomodado e com uma respiração muito ofegante – devemos imediatamente acalmá-lo e refrescá-lo com panos molhados em água fria e dar-lhe pequenas quantidades de água tépida para ajudar a diminuir a temperatura, aconselha o especialista.

Esta é também a melhor altura para proteger os animais com desparasitantes externos para prevenir a manifestação de pulgas e carraças, que são transmissoras de doenças.

Quanto às idas aos jardins, é extremamente importante ter cuidado para que o animal não ingira plantas como as orquídeas, muito tóxicas para eles.

Já no caso das idas à praia, é de evitar a ingestão de areia e deve sempre passar o animal por água lisa depois de ele ter ido à água do mar.

Em altura de vindimas é ainda importante ainda relembrar que os cães não têm tolerância às uvas e podem desenvolver intoxicações que levam a insuficiências renais agudas severas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório