Enquanto umas pessoas estão totalmente rendidas à moda do running, outras fogem ‘a sete pés’ da corrida.
O running é um exercício com bastantes benefícios para a saúde física e mental, mas não é o único treino ‘cardio’ que existe, nem tão pouco o único eficaz na hora de procurar uma maior resistência respiratória e acelerar a perda de peso.
Dan John, treinador de fitness, revela à revista Prevention que “o homem não foi desenhado para treinos e movimentos repetidos”. Pelo contrário: quando mais variado e mais amplo for o treino, melhor. E os cardiovasculares também podem ser assim.
De acordo com o especialista existem outras opções igualmente boas e até mais divertidas do que a corrida. É o caso do ‘treino 55’, uma atividade que desafia o atleta a fazer 55 repetições de vários exercícios.
Este treino começa com um agachamento e 10 flexões, com um descanso de 30 segundos. Depois, são dois agachamentos e nove flexões e por aí adiante até chegar aos dez agachamentos e uma flexão. Ao todo devem existir 55 pausas… que equivalem a 55 repetições.
Mas para quem gosta de corrida, mas não morre de amores pela modalidade, pode também tentar os ‘sprints de 10 metros’, uma atividade que não só queima calorias, como aumenta a resistência respiratória e muscular. As repetições podem ser variadas.
Os saltos de tesoura são outro exercício ‘cardio’ divertido e eficaz. Fazer o máximo possível em dez segundos, descansar outros dez segundos. Passar para 20 segundos e depois para 30 segundos. Repetir no sentido inverso.