Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Não é só o que come. As hormonas também interferem com o peso

O ganho de peso depende, muito, do funcionamento das hormonas.

Não é só o que come. As hormonas também interferem com o peso
Notícias ao Minuto

15:19 - 20/05/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Organismo

�As hormonas têm muito que dizer na nossa efetividade metabólica”. Trocado por miúdos, as hormonas podem ter uma culpa direta no ganho de peso.

Sim, não é apenas o que se come que faz ou não engordar, a forma como as hormonas atual é igualmente crucial, podendo mesmo ditar o sucesso ou insucesso de uma pessoa na luta contra o peso.

“Com uma análise de sangue podemos conhecer os dados hormonais, e a partir desta informação, qualquer pessoa pode perder peso, por muito que tenha um metabolismo menos eficaz”, explica ao Buena Vida o diretor do Departamento de Nutrição do Instituto Médico Europeu da Obesidade, Rubén Bravo.

Mas não são todas as hormonas que interferem com a capacidade ou incapacidade de perder peso. A insulina, a leptina, a grelina, o cortisol, o estrogénio e o neuropéptidos são algumas das substâncias segregadas pelas células localizadas em glândulas endocrinais.

Quando, de algum modo, desreguladas, estas hormonas interferemcom a forma como um alimento é processado e digerido pelo organismo (podendo estimular ou não a acumulação de gordura), com a sensação de saciedade, desejo e fome e ainda com o sono, que consegue afetar todos os outros fatores. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório