Com ou sem ‘pelo’, de uma só cor ou com uma mescla de tons. O pêssego é um dos frutos da estação e também dos que mais benefícios traz à saúde.
Um estudo da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, relacionou o pêssego (e outros frutos de caroço) com um dos alimentos que mais protege contra o cancro, obesidade, diabetes, doença cardiovascular e síndrome metabólico.
Diz o site Medical News Today que os pêssegos são também um dos frutos que mais regulam o nível de colesterol, e tudo graças a quatro ingredientes-chave: antocianina, ácido clorogénico, quercetina e catequina.
Forte em vitamina C, o pêssego é ainda um escudo protetor contra o dano celular e possui também bons níveis de fibra, sendo um aliado no bom funcionamento do trânsito intestinal.
Este fruto é ainda rico em potássio e conta com um valor energético bastante reduzido, cerca de 50 calorias por cada unidade.
Um pêssego, diz a publicação, tem zero gramas de colesterol, 15 gramas de hidratos de carbono, 13 gramas de açúcar, dois gramas de fibra e um grama de proteína. Cada unidade oferece 6% da necessidade diária de vitamina A e 15% de vitamina C.