Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Sinais de ansiedade que pode estar a ignorar

O ‘nervoso miudinho’ está longe de ser o único sinal de ansiedade.

Sinais de ansiedade que pode estar a ignorar
Notícias ao Minuto

20:00 - 05/06/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Mente

A ansiedade não é apenas o stress do momento, o nervosismo por algo que vai acontecer, o ataque de pânico por determinada situação. A ansiedade está longe de ser apenas o ‘nervoso miudinho’ que todos sentimos em algum momento das nossas vidas.

A ansiedade é uma condição mental com um vasto leque de sintomas, que são muitas vezes desvalorizados ou até mesmo ignorados. Um deles é o medo.

Diz o site Bustle, recorrendo ao testemunho pessoal de Karen Belz, cuja ansiedade foi diagnosticada em 2009, que a constante sensação de medo pode ser um indício de ansiedade, causando conflitos na vida pessoal e social (o que afeta, logicamente, o bem-estar físico e mental).

A tensão constante é um dos outros sinais de ansiedade e dos que mais intensifica a ligação entre esta condição mental e o stress, que andam de mão dada e que se empurram constantemente.

Mas o medo e a tensão também tendem a andar lado a lado, fazendo com que a pessoa ansiosa se sinta sempre em perigo iminente, mesmo que tal não corresponda à realidade.

Todas estas sensações interferem com o dia da pessoa ansiosa, mas também com a noite, que é quase sempre marcada por insónias e por episódios de falta de ar, sufoco e aflição.

A conjugação de todos estes sintomas (ou apenas de alguns) causa ainda a falta de vontade de sair de casa, algo bastante típico nas pessoas ansiosas, que temem não conseguir estar fora da zona de conforto.

Diz ainda Karen Belz que é muito comum nas pessoas ansiosas a perda do controlo, seja do próprio corpo, da própria mente ou das mais variadas situações.

A nível físico, as pessoas ansiosas tendem ainda a ter episódios bastante recorrentes de tremores.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório