Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Como a obesidade 'pesa' na saúde cerebral

Os efeitos da obesidade vão além da figura e da saúde física, podem pôr em causa a saúde cerebral.

Como a obesidade 'pesa' na saúde cerebral
Notícias ao Minuto

07:02 - 13/05/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

A obesidade não estraga apenas uma bela silhueta. Além do risco elevado de diabetes tipo 2 e colesterol, a obesidade afeta desde a função neuronal à saúde mental.

Com base em vários estudos científicos, o site U.S. News and Worl Report destaca seis conclusões sobre o peso que a obesidade pode ter sobre a saúde cerebral.

Um IMC alto está associado a uma pior memória episódica - ou dificuldade e lembrar-se de eventos passados - de acordo com um estudo publicado em fevereiro no site The Quarterly Journal of Experimental Psychology.

“A obesidade na meia-idade está associada a um risco mais alto de Alzheimer e demências relacionadas numa fase mais avançada da vida”, destaca Heather Snyder, da Alzheimer’s Association.

A obesidade pode provocar efeitos na atividade cerebral que prejudicam a função neuromuscular e por isso podem fazer com que o paciente deixe de conseguir agarrar ou apertar coisas nas mãos.

Faz ainda com que andar e falar sejam muito mais difíceis para o corpo, mas também para o cérebro. Os investigadores descobriram que para andar e falar um obeso usa muito mais recursos mentais do que uma pessoa de peso normal.

Ter excesso de peso pode prejudicar a sua capacidade de sentir prazer. Um estudo publicado no Journal of Neuroscience descobriu que uma área cerebral chamada striatum - responsável pela recompensa cerebral produzida quando comemos certos alimentos - era menos ativada na mulher depois de esta ganhar peso.

Por fim, mas nada menos importante, a obesidade aumenta o risco de depressão. “Sabemos que a obesidade pode levar à depressão e que a depressão pode levar à obesidade”, destaca a Dra. Susan McElroy, investigadora chefe na clínica psiquiátrica Lindner Center of HOPE.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório