Fome ou vontade de comer? Saiba como distinguir e controlar

Pode parecer a mesma coisa, mas não é.

Notícia

© iStock

Vânia Marinho
11/05/2016 13:49 ‧ 11/05/2016 por Vânia Marinho

Lifestyle

Dieta

Ao contrário do que se possa pensar, ter fome ou ter vontade de comer não são sinónimos. Uma é física e a outra é emocional. Aprender a distinguir e a controlá-las contribui muito para a sua dieta, para o seu peso e, em útima análise, para a saúde do corpo.

Como destaca o site M de Mulher, a fome é a sensação física que ocorre pela necessidade urgente de comida. Resulta de uma série de estímulos, como a sensação de estômago vazio e também da presença de algumas hormonas, como a grelina, produzidas pelo estômago e que agem no cérebro, disparando a sensação de fome.

Já a vontade de comer está diretamente ligada aos mecanismos de recompensa cerebral. Quando recebem um alimento rico em açúcar ou em gordura é como se estivessem a receber uma droga. Libertam-se hormonas de bem estar, como a serotonina e a dopamina, que acabam por amplificar a vontade de comer.

Saber distinguir quando é fome ou só desejo é essencial quando o seu objetivo é corrigir os hábitos alimentares para perder peso.

Se geralmente sente uma vontade repentina (e várias vezes ao dia) de comer coisas que não são consideradas saudáveis, à primeira medida é estabelecer o intervalo entre as refeições (com snacks estabelecidos e que prepara em casa, de preferência) e introduzir mais fibras na alimentação.Outra boa alternativa é trocar o açúcar por alimentos menos calóricos, como as frutas, quando a vontade de comer um doce aparecer.

Pelo contrário, se sente uma fome avassaladora principalmente à hora das refeições, deve reestruturar as suas refeições.

Precisa de fazer pequenos lanches nos intervalos entre as refeições para não ter tanta fome Às refeições.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas