Numa festa ou num jantar a certa altura alguém pede um brinde. Toda a gente diz “saúde”, “a nós”, ou algo do género, e os copos tocam-se antes de se beber. Mas porquê?
Como reporta o site britânico Metro, aparentemente este costume de levantar os copos antes de beber nasceu nas civilizações romana e grega, que costumavam oferecer vinho aos seus deuses antes das celebrações.
Mas há várias teorias, como a de que os primeiros europeus esperavam que o barulho dos copos afastasse os espíritos malignos.
Outra defende que antigamente as pessoas brindavam vigorosamente para garantir que não tinham sido envenenadas - uma vez que com um brinde forte a mistura de dois copos se acaba por misturar.
Mas não há provas que suportem nenhuma das duas teorias. Atualmente pensa-se que as pessoas brindam porque gostam do barulho dos copos a bater e que este ato é também um símbolo da amizade e da celebração.
Em relação aos brindes há ainda a superstição de que se brindar sem olhar nos olhos as pessoas com quem brinda ou se não beber depois do brinde, terá mau sexo durante sete anos.