Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

O exercício é solução para emagrecer? A ciência responde

Queima calorias, mas em termos de emagrecimento pode não ser tão eficaz como pensa.

O exercício é solução para emagrecer? A ciência responde
Notícias ao Minuto

07:07 - 10/05/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

De acordo com a análise de 60 artigos científicos, o exercício físico, embora seja essencial para a saúde, é muito pouco eficaz quando o objetivo é perder peso.

A jornalista americana Julia Belluz, especialista na área de saúde, fez uma análise com base em mais de 60 artigos científicos sobre exercício físico e perda de peso. E ainda falou com nove investigadores que estuda essa área.

A conclusão, publicada no site Vox, revelou que, para quem quer emagrecer, o exercício físico não é a melhor solução.

Pelo contrário, como destaca a conclusão desta análise, o exercício físico pode passar uma falsa impressão de eficácia e dificultar a luta contra a obesidade, já que muitas pessoas comem mal por acreditar que este mau hábito é compensado pelas horas extra de treino.

De acordo com Alexxai Kravitz, neurocientista e investigador sobre obesidade do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH), dependendo do organismo de uma pessoa comum - excluindo os atletas e os profissionais que trabalham com exercício físico -, é possível queimar apenas entre 10% e 30% da energia realizando exercícios diariamente.

Sendo que 100% da nossa energia vem dos alimentos, a melhor forma de emagrecer seria atuar na alimentação e nem tanto no exercício físico.

A importância do exercício físico para a saúde, contudo, não é questionada e é fundamental para ter um corpo e mente saudáveis. Os benefícios seus vão desde a redução da pressão arterial, das taxas de triglicérides no sangue e dos riscos de desenvolver diabetes tipo 2 até ao melhor desempenho em capacidades cognitivas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório