Depois de a gravidade ‘atuar’ e à medida que os anos passam – especialmente depois de ter filhos ou quando o peito é grande – o peito feminino vai ficando mais caído. E quem não gostaria de o conseguir voltar a ter como aos 20 anos?
Não é possível fazer com que o peito descaído volte ao lugar sem cirurgia mas há formas de abrandar o efeito da gravidade ou de recuperar alguma firmeza do peito – uma espécie de ‘lifting mamário’ natural. O El País listou algumas dicas:
1. Use sutiã nas 24 horas do dia. Não usar sutiã tem influência na queda dos seios, destaca o cirurgião da Clínica Londres Antonio J. Pineda Sierra. Mas não abuse dos sutiãs com aros. “Podem ser os mais atraentes e os que dão uma forma mais bonita à mama, mas podem marcar muito o sulco da mama e dificultar a vascularização da área. Este, em última instância, diminuir a firmeza" dos seios, acrescenta. O especialista sugere que opte por usar modelos mais confortáveis para quando está em casa, como sutiãs desportivos e para dormir.
2. Esqueça o topless. Os raios solares são o pior inimigo dos seios. “Deterioram a pele, que é, sem dúvida, o ‘sutiã’ anti gravitacional do peito”, adverte o Dr. Miguel Chamosa. Se o vai fazer, proteja-se.
3. Trabalhe os músculos. Exercitar os músculos peitorais “contribui para o endurecimento dos seios”, destaca Sergio Llull, personal trainer. Correr, jogar basquetebol, ténis, paddle ou dar passeios a cavalo podem ser boas opções, bem como os pesos, só não pratique exercício físico sem sutiã desportivo.
4. Caminhe direita. Endireite-se e melhore a postura e ganhará, opticamente alguns centímetros de eito. "Muitas mulheres tendem a andar curvadas. Especialmente as que têm um busto avantajado. Este hábito é terrível para o pescoço mas também para o peito, já que agrava ainda mais a posição de queda", sublinha Antonio de la Fuente. "Para andar com as costas retas não basta pôr-se direita, precisa fortalecer os músculos das costas, ombros e abdominais", acrescenta o especialista.