Para meditar não basta fechar os olhos, cruzar as pernas e criar um ambiente relaxante. É preciso estar preparado e ter vontade para criar um hábito que passará a ser diária (ou pelo menos bastante rotineira).
Para quem está a ponderar aventurar-se no mundo da meditação, o site Mind Body Green dá uma série de dicas que não só permitem compreender melhor esta modalidade, como perceber o que é preciso saber e fazer para que a meditação seja feita com sucesso.
Em primeiro lugar, diz a publicação, é preciso ter uma intenção, um motivo para querer meditar pois só assim se conseguirá obter a concentração desejada. Depois, há que criar o hábito de apenas ficar concentrado na respiração, nada mais importa e nada mais pode entrar no campo de pensamento.
Mas é preciso ir com calma. As primeiras experiências no mundo da meditação devem ser curtas, de cerca de 20 minutos cada, mas de preferência sempre à mesma hora, de forma a estabelecer uma rotina, que deve ficar estabelecida, isto é, meditar à quarta e à sexta-feira pelas 7h00, por exemplo.
Criar o próprio ritual e arranjar um parceiro são outros passos importante para os iniciantes, diz a publicação, que aconselha a inclusão da meditação em pequenos espaços do dia, como a hora do almoço ou os momentos que antecedem o pequeno-almoço ou a hora de ir dormir.
Se necessário pode-se recorrer a uma aplicação móvel, mas, acima de tudo, é preciso ter prazer em meditar.