Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Fim da asma e das alergias alimentares pode estar próximo

Equipa de investigadores dos Estados Unidos criou um tratamento à base de nanopartículas que pode ditar o fim da asma e das alergias alimentares.

Fim da asma e das alergias alimentares pode estar próximo
Notícias ao Minuto

08:40 - 19/04/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

O fim da asma e das alergias alimentares pode estar mais próximo do que o esperado. Após anos de estudos científicos a seguir uma linha de ideias muito concreta e que colocou as nanopartículas no centro das atenções, uma equipa da Escola de Medicina da Universidade de Northwestern desenvolveu uma nanopartícula biodegradável que oculta um alérgeno numa ‘película’ amiga, de forma a que o sistema imunitário não faça soar os sinais de alarme.

Mais concretamente, quando a nanopartícula carregada com o alérgeno é injectada a corrente sanguínea, esta substância não é reconhecida como um perigo pelo sistema imunitário, que só o ‘vê’ como um resíduo inofensivo.

Esta nanopartícula não só elimina a reação alérgica, como limpa as vias respiratórias a longo prazo, impedindo a ocorrência de ataques de asma, por exemplo. Mas esta criação é igualmente eficaz no tratamento de alergias alimentares, que podem ter também consequências respiratórias, lê-se no The Guardian.

Stephen Miller, professor de Microbiologia Imunológica e mentor do estudo, mostra-se confiante com a conclusão alcançada: “os resultados representam uma maneira nova, segura e eficaz a largo prazo de tratar e, potencialmente, curar os pacientes com problemas nas vias respiratórias e alergias alimentares”. Para o investigador, a criação desta nanopartícula pode ainda ditar o fim do uso de inaladores e fármacos para problemas nas vias respiratórias.

O estudo foi publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences e teve por base um estudo feito em ratos de laboratório, que foram colocados à mercê de uma reação alérgica a ovo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório