Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 20º

Bactérias intestinais podem ajudar a prevenir o cancro

Os probióticos podem ser aliados na hora de prevenir doenças como a obesidade e o cancro.

Bactérias intestinais podem ajudar a prevenir o cancro
Notícias ao Minuto

18:00 - 14/04/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

As bactérias existentes nos intestinos não são apenas boas para o bom funcionamento dos mesmos, são importantes para a saúde em geral.

De acordo com um estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, as ‘bactérias boas’ – que podem ser obtidas com a ingestão de probióticos – conseguem ter um poder anti-inflamatório, o que faz com que sejam importantes para a saúde e para a prevenção de doenças como a obesidade e o cancro, lê-se no site do estabelecimento de ensino.

Depois de passarem a pente fino um vasto leque de bactérias intestinais, os investigadores norte-americanos concluíram que a Lactobacillus (presente em alimentos como o iogurte e o kefir) é capaz de atuar diretamente nos danos genéticos e reduzir a inflamação – algo que é fundamental para travar o desenvolvimento de algumas doenças, como as neuro degenerativas, cardiovasculares e oncológicas.

Para os investigadores, o estudo pode abrir portas para novos fármacos, uma vez que os suplementos de probióticos podem ser a chave para a prevenção de um vasto leque de condições de saúde. Além disso, os cientistas defendem, ainda, que poderá vir a ser possível saber qual o risco de cancro de uma pessoa avaliando apenas os seus níveis e tipos de bactérias intestinais.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório