Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Eis os alimentos que passaram de vilões a amigos da saúde e da dieta

Desde os ovos aos amendoins.

Eis os alimentos que passaram de vilões a amigos da saúde e da dieta
Notícias ao Minuto

13:19 - 12/04/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Nutrição

As recomendações nutricionais vão se alterando à medida que os estudos vão surgindo com novas conclusões. Por isso acaba por ser difícil saber quais é que são os alimentos saudáveis e quais é que não o são.

Tendo por base estudos antigos e recentes o Independent listou cinco alimentos que já forma considerados inimigos da saúde e da dieta e que agora pode incluir de forma ‘segura’ nos hábitos alimentares.

Ovos. Durante anos os ovos forma considerados grandes vilões porque contribuem para o mau colesterol. Mas na última década os estudos comprovaram que um consumo dito normal tem muito pouca influência nos níveis de colesterol no sangue de uma pessoa. Agora são gabados pela proteína, gordura saudável, vitaminas e minerais que contêm.

Gorduras para barrar. As manteigas e margarinas de origem vegetal já desenrolaram muita polémica. Mas recentemente os estudos concluíram que pode ingeri-las com moderação e desde que o rótulo não inclua “óleo vegetal parcialmente hidrogenado” na lista de ingredientes, uma vez que esta é uma fonte de gordura trans – prejudicial para a saúde, como já se comprovou.

Batatas. Como têm um indicie glicémico alto têm sido consideradas um alimento a evitar. Mas são ricas em hidratos de carbono, vitamina C, algumas vitaminas B e minerais. Além de poder contribuir para as bactérias intestinais importantes para a saúde. Portanto, pode comê-las, mas com moderação.

Lacticínios. Leite, manteiga, iogurte e queijo já foram considerados alimentos essenciais na dieta de inúmeras pessoas, mas isso tem mudado, como consequência das interpretações de alguns estudos também. Ainda assim os pontos positivos destes alimentos mantêm-se: são ricos em proteína e cálcio.

Amendoins. Tinham má reputação por serem ricos em gordura e calorias, mas estudos recentes sugerem que os amendoins cruos ou em manteiga podem ser a chave para uma dieta saudável e para manter um peso saudável. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório