Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Conheça as dez maiores ameaças para a saúde

A fechar o Dia Mundial da Saúde, saiba quais são as doenças mais mortais.

Conheça as dez maiores ameaças para a saúde
Notícias ao Minuto

23:50 - 07/04/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Carreira

Segundo os últimos dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), e como reporta o ABC, estes são os problemas de saúde que mais ameaçam a população – e que têm disparado a um ritmo muito acelerado:

1. Doença cardiovascular. Os problemas cardiovasculares assumem o posto das doenças mais mortais. Segundo a OMS, em 2012 provocaram cerca de 17,5 milhões de mortes, ou seja, foram responsáveis por três em cada dez mortes.

2. Acidente Vascular Cerebral (AVC). Responsável por 12% das mortes (6,7 milhões de mortes em 2012), segundo a OMS.

3. DPOC. Calcula-se que a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), muito mais frequente em pessoas fumadoras (o ex-fumadoras) seja responsável por 6% das mortes em todo o mundo.  

4. Infeções respiratórias. As bronquites agudas, bronquiolites, gripes ou pneumonias representem 5% do total de mortes a nível mundial.

5. Cancro. Os cancros na traqueia, nos brônquios e nos pulmões representam 3% das mortes no mundo (sendo que a maioria está relacionada com o tabagismo).

6. VIH e SIDA. Apesar dos avanços no tratamento e prevenção, continua a ser uma infeção fatal. Segundo a ONUSIDA, em 2013 morreram 1,5 milhões de pessoas em todo o mundo por causas relacionadas com esta doença (mas em 2005 morreram 2,4 milhões).

7. Diarreia. Sendo que é a segunda maior causa de morte de crianças com menos de cinco anos. Apesar de poder ser prevenida e tratada com medidas tão simples como o acesso a água potável e a serviços de saneamento e higiene, todos os anos mata 760 mil crianças com menos de cinco anos.

8. Diabetes. Desde 1984, o número de pessoas no mundo com diabetes quase que quadruplicou. Segundo a OMS mais de 422 milhões de adultos têm diabetes.

9. Acidentes rodoviários. Não são uma doença mas são tão ou mais mortais que muitas doenças. Os traumatismos derivados de acidentes rodoviários são responsáveis por 2% do total de mortes anuais no mundo.

10. Cardiopatia hipertensiva. A hipertensão arterial é uma ‘doença silenciosa’ que ode ter consequências mortais, como quando dá origem a cardiopatia hipertensiva. A OMS calcula que esta seja a causa de cerca de 2% das mortes anuais no mundo.    

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório