O fim de uma relação amorosa é difícil e doloroso e mesmo quando a decisão é mútua a sensação não é de todo menos avassaladora.
E por ser algo doloroso e moroso nem sempre é fácil perceber quando é que já se seguiu em frente e se ‘arrumou’ o assunto ou não.
Mas a ciência pode ajudar. O site Bustle listou quatro formas, segundo a ciência, de perceber se já ultrapassou o fim da relação e está a avançar com a sua vida:
1. Já reflectiu completamente sobre a relação. E de forma clara e objectiva, clara. Já consegue analisar tudo o que correu mal e o que correu bem quase como se estivesse de fora. De acordo com um estudo publicado no Social Psychological and Personality Science as pessoas que refletem falam abertamente com outras pessoas sobre a relação passada têm mais sucesso a ultrapassar essa ‘perda’.
2. Sente-se atraído por outra pessoa. E mais, não só se sente atraído por outra pessoa como não a compara com o seu ex nem procura nela algo que o ex tinha ou deixava de ter. De acordo com a Psychology Today voltar a namorar é uma boa forma de ultrapassar a relação anterior que falhou.
3. Está genuinamente feliz pelo seu ex ou pela sua ex ter avançado. Se se encontra com a pessoa com quem já teve uma relação e a vê feliz com outra pessoa e se sente genuinamente feliz e confortável por ela, então é um ótimo sinal de que também conseguiu avançar com a sua vida.
4. Já não sente um vazio na sua vida por não ter essa pessoa. O pior do fim de uma relação é aquele período em que se sente sempre falta da outra pessoa. Estudos publicados na revista Personal Relationships sugerem que a melhor forma de acabar com esta sensação é recuperar o seu individualismo e apostar em si.