Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Como combater o stress com ajuda do seu animal de estimação

Os animais de estimação não são apenas uma companhia. Conheça os seus ‘poderes’.

Como combater o stress com ajuda do seu animal de estimação
Notícias ao Minuto

15:40 - 07/04/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Pets

A alegria de um animal de estimação quando vê o seu dono chegar a casa é capaz de alegrar qualquer pessoa, mesma a que segundos antes jurava ter tido o pior dia de todo o sempre.

Os animais de estimação não são apenas uma companhia. São uma espécie de talismã, são animais que estão sempre presentes, que não deixam de amar, que não deixam de apoiar e que estão sempre disponíveis para ajudar. E é a nível de stress e ansiedade que os poderes dos amigos de quatro patas (ou de duas) são mais eficazes.

Conta a revista Health que os animais de estimação conseguem reduzir o stress e a ansiedade das pessoas – especialmente dos donos – em quatro formas. Uma delas é estando meramente presente. Sim, diz um estudo de 2012 da Escola de Medicina da Universidade Virginia Commonwealth que a simples presença de um cão ajuda a relaxar. E o mesmo acontece em voos, como pode ver aqui.

Mas os cães e os gatos são também eficazes a reduzir a pressão sanguínea. Parece estranho mas o poder relaxante que exercem nas pessoas é capaz de tronar o fluxo sanguíneo mais normal, o que ajuda a reduzir o risco de problemas cardíacos, diz a revista, que salienta que o efeito é apenas notório entre os animais e os respetivos donos.

Por muito mau e stressante que tenha sido o dia, chegar a casa e ter o animal ‘feliz da vida’ à espera ajuda a esquecer – nem que seja momentaneamente – todos os problemas, diz a veterinária Debra. Hoewitz. A sensação de compaixão e de pertença que um cão oferece é capaz de ‘bloquear’ o cérebro dos donos. O mesmo pode acontecer com os gatos, embora o entusiasmo dos felinos não seja idêntico ao dos cães.

Mas não é apenas nos donos que os animais conseguem ser terapêuticos. São cada vez mais as clínicas em todo o mundo que recorrem aos poderes dos animais para ajudar os pacientes. E até em julgamentos com menores os animais foram uma mais-valia.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório