Procurar

Sabe que dia é hoje? E de onde veio a tradição das mentiras?

Explicamos-lhe porque é que o dia 1 de abril é Dia das Mentiras.

Sabe que dia é hoje? E de onde veio a tradição das mentiras?

© iStock

Vânia Marinho
01/04/2016 07:53 ‧ há 9 anos por Vânia Marinho

Se de forma inesperada alguém lhe disser que está grávida, que vai casar ou que ganhou o Euromilhões , antes de acreditar lembre-se de que hoje é o Dia das Mentiras.

Apesar de não ser reconhecido oficialmente, há muito que o dia 1 de abril se celebra com muitas mentiras, enganos e brincadeiras. Mas como é que começou?

A explicação da data estará relacionada, como destaca o site Discovery News, com a adoção do calendário gregoriano (usado ainda hoje), que pôs termo ao sistema anterior em que o ano se iniciava a 1 de abril e incluía festejos rijos de 25 de março a 1 de abril.

Resistentes à mudança, muitos franceses ignoraram o novo calendário durante anos e continuaram a celebrar o início do ano entre 25 de março e 1 de abril.

 O dia 1 de abril passou, então, a ser sinónimo de uma data que não se levava a sério, e os franceses resistentes recebiam nessa data convites e propostas falsas como forma de se gozar com um dia que era, no fundo, uma mentira.

Mais de quatro séculos passados e ainda se assinala esta data que é levada por muitas marcas, revistas e empresas como algo ‘muito sério’ – sendo que esta data já ficou conhecida pelo falso lançamento de novos produtos, boatos de relacionamentos entre personalidades ou campanhas publicitárias que entram no ‘espírito’ do Dia das Mentiras. 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10