É normal, principalmente em dias de mais calor ou stress, transpirar e chegar ao fim do dia com mau odor nas axilas.
Mas alguns hábitos podem agravar ou suavizar este odor. O site Bolsa de Mulher enumerou-os:
Consumir bebidas alcoólicas. Pode gostar de se refrescar com uma cerveja ou aquecer-se com um copo de vinho nas noites mais frias, mas para reduzir o mau odor nas axilas deve reduzir ou mesmo eliminar o consumo de álcool.
Fumar. Os componentes tóxicos do tabaco agravam o odor da transpiração nas axilas.
Não secar bem as axilas. Depois do banho certifique-se que seca bem esta área. Quando as axilas não estão bem secas as bactérias acumulam-se e multiplicam-se mais rápida e facilmente agravando o odor da transpiração.
Abusar nos temperos. Se está a tentar combater o odor corporal, fique longe de comidas preparadas com muito alho, cebola e caril. Contêm uma substância volátil e sulfúrica que pode exalar no suor. Queijo azul, repolho e vinagre também podem contribuir para um odor corporal desagradável.
Para suavizar o odor nas axilas pode: Comer alimentos ricos em clorofila (brócolos, espinafres ou couve, por exemplo) para ajudar a neutralizar o odor; beber muita água para manter a hidratação e ajudar o corpo a eliminar as toxinas; tente relaxar (o stress é um dos principais causadores da transpiração); depile as axilas; aplique vinagre branco ou de sidra de maça ou bicarbonato de sódio para se livrar das bactérias e escolha a roupa cuidadosamente, apostando em tecidos naturais como algodão e lá, que mantêm a circulação do ar e por isso tendem a reduzir a tendência para o mau odor.