Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Simples hábitos que aumentam a ansiedade

Com os dias cada vez mais atarefados e multifacetados, é quase impossível escapar à ansiedade.

Simples hábitos que aumentam a ansiedade
Notícias ao Minuto

19:20 - 28/03/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Comportamento

Há pessoas que são ansiosas por natureza e há pessoas que o são por culpa da azáfama do dia-a-dia. A ansiedade até pode ser comum, mas não deve, de todo, ser banalizada, uma vez que pode ocultar (ou disfarçar) a presença de alguns problemas mentais, como a depressão.

Embora a ciência já tenha encontrado uma forma de ‘acabar’ com a ansiedade e não faltem ‘remédios’ naturais para combater este problema, são muitos os hábitos diários que aumentam os níveis de ansiedade e fazem com que se prolonguem ao longo do dia.

Um deles, diz o site Bustle, é ficar sentado o dia todo no sofá… ou noutro sítio qualquer. O sedentarismo faz mal à saúde física e mental e está provado que uma vida ativa é capaz de reduzir em 25% o risco de ansiedade e depressão nas pessoas.

Um outro hábito que pode aumentar os níveis de ansiedade é não comer atempadamente. Saltar refeições não só cria irritação, como deixa a pessoa impaciente e ansiosa pela próxima refeição. Comer a cada três horas e apostar em alimentos ricos em selénio, vitamina C e ácidos gordos ómega 3 é a chave para combater a ansiedade. Também eficaz é evitar o consumo exagerado de café. Embora a cafeina ajude a manter a energia, doses elevadas podem causar ansiedade e stress.

De acordo com a publicação, também nocivo para a ansiedade é o tempo elevado que se passa nas redes sociais. São já conhecidos os efeitos prejudiciais das comparações feitas entre as pessoas que frequentam assiduamente as redes sociais, mas a incapacidade de estar online é também uma das causas para a ansiedade dos dias de hoje.

Deitar tarde e cedo erguer não só dá sono, como causa cansaço, irritação e ansiedade, elevando os níveis de stress e desconcentração para o resto do dia.

Procrastinar e passar demasiado tempo sem companhia podem ser outras duas situações que impulsionam a ansiedade nas pessoas. A primeira, deve-se ao facto de atrapalhar a produtividade e o cumprimento das tarefas; a segunda aumenta a ansiedade pela debilidade mental que a solidão provoca.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório