Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Problemas de saúde ligados à carência de vitamina D

A exposição solar moderada e protegida é uma das formas mais eficazes de obter vitamina D.

Problemas de saúde ligados à carência de vitamina D
Notícias ao Minuto

17:44 - 28/03/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Micronutriente

A vitamina D é um dos principais nutrientes para os ossos, para o sistema imunitário e para a mente. A luz solar é uma as principais fornecedoras deste micronutriente, mas longe de ser a única.

Embora seja uma das mais desvalorizada – talvez por não estar presente em tantos alimentos como as restantes vitaminas – a vitamina D é importante para a boa saúde geral e a sua deficiência está relacionada com uma série de doenças e problemas de saúde, como indica a revista Health.

A obesidade, por exemplo, faz com que as pessoas sejam 35% mais propensas a ter uma carência de vitamina D. Em causa, explica um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, está o facto de as pessoas obesas não exporem o corpo ao sol, o que faz com que a absorção da vitamina oriunda da luz solar seja quase nula.

Também as pessoas com diabetes ou pré-diabetes apresentam menores níveis de vitamina D do que aquelas que não possuem esta doença. O mesmo acontece com as doenças cardiovasculares, mais frequentes e graves nas pessoas que carecem deste micronutriente.

A deficiência de vitamina D está também relacionada com a lúpus, uma vez que as pessoas com esta doença autoimune estão desaconselhadas da exposição solar. De acordo com a revista especializada, a ciência detetou também uma ligação estreita entre a deficiência deste micronutriente e a esclerose múltipla. Em ambos os casos, a ligação deve-se ao fraco poder anti-inflamatório que os baixos níveis desta vitamina fornecem.

As mulheres com níveis baixos desta vitamina podem também sentir mais dores e desconfortos nos dias que antecedem o aparecimento da menstruação.

Clique aqui e fique a conhecer alguns dos sinais mais comuns de falta de vitamina D e aqui para saber onde encontrar este 'elixir'.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório