Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Pessoas mais inteligentes tendem a ter menos amigos

Estudo sugere que o cérebro dos génios funciona de forma diferente. Fazendo com que, ao contrário do que se passa com a maioria da população, a socialização possa trazer infelicidade.

Pessoas mais inteligentes tendem a ter menos amigos
Notícias ao Minuto

07:03 - 23/03/16 por Vânia Marinho com Elsa Pereira

Lifestyle Estudo

Um estudo publicado recentemente na revista científica British Journal of Psychology, quanto mais uma pessoa muito inteligente precisa de socializar, menos satisfeita ficará com a vida.

Isto porque, segundo os resultados do estudo realizado pelos psicólogos evolucionistas Satoshi Kanazawa, da London School of Economics, e Norman Li, da Universidade de Administração de Singapura os génios são mais solitários.

Para chegar a estas conclusões os investigadores questionaram 15 mil pessoas, com idade entre os 18 e os 28 anos, sobre a felicidade. Foram analisados também dados como a densidade populacional do local onde os voluntários viviam e a frequência de interação com os amigos.

Os investigadores acreditam que, por causa da herança ancestral, a maioria das pessoas atualmente relata sentir-se mais feliz quando convive com amigos e familiares, especialmente no caso de quem vive em lugares com menor densidade demográfica.

Mas este estudo prova, como reporta a revista Veja, que esta lógica não se aplica as pessoas que são muito inteligentes. No caso de pessoas com QI muito alto, quanto mais precisam de socializar, a sua satisfação com a vida tende a ser menor.

"O efeito da densidade populacional na satisfação com a vida era mais de duas vezes maior para os indivíduos de baixo QI do que para os indivíduos com QI mais alto. E os indivíduos mais inteligentes eram, na verdade, menos satisfeitos com a vida se socializavam com os seus amigos com mais frequência", escreveram os autores.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório