Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Dia da Síndrome de Down: Muito mais iguais do que diferentes

Cerca de uma em cada 800 gravidezes tem o diagnóstico de Síndrome de Down, sendo que cerca de 90% são interrompidas voluntariamente, muitas vezes por falta de informação.

Dia da Síndrome de Down: Muito mais iguais do que diferentes
Notícias ao Minuto

09:32 - 21/03/16 por Vânia Marinho com Elsa Pereira

Lifestyle Entrevista

Hoje, dia Mundial da Síndrome de Down, o Lifestyle ao Minuto conta-lhe a história de uma família como outra qualquer, mas que tem um filho com um cromossoma a mais.

“Só soube no nascimento. Mas achei sempre que íamos lutar por ele”, é assim que Carmo Turquin fala quando recorda o momento em que soube que o seu filho tinha Síndrome de Down.

Carmo Turquin é mãe de Henri - que aos 25 anos assume o cargo de tratador de cavalos - e ainda faz parte do Pais 21, um grupo de pais e amigos de pessoas com Trissomia 21, ou Síndrome de Down.

Sobre o seu filho, conta que muitas vezes nem se lembra que ele tem Síndrome de Down. Isto porque ele é tão independente como qualquer jovem da sua idade. Apanha os transportes públicos, usa o multibanco, tem os seus amigos e as suas paixões e ainda tem um trabalho.

Claro que, como destaca Carmo, têm uma forma diferente de aprender - "precisam de mais estímulo visual e aprendem ao seu ritmo”- mas “são muito mais iguais do que diferentes”. Estudam em escolas regulares, aprendem tudo o que os outros aprendem, têm sonhos e são capazes de surpreender.

Sublinha que o mais importante é que os pais, professores, amigos e a própria comunidade aposte neles. E ressalva ainda que o mais importante que lhes podem dar é algo que “não custa dinheiro nenhum”: ensiná-los a saber estar e dar-lhes educação. "É o trabalho dos pais e é essencial para a adaptação deles na sociedade."

A Síndrome de Down é uma “anomalia genética que faz com que em cada célula do nosso corpo haja um cromossoma a mais no par 21, e as pessoas tenham um aspeto físico caraterístico e um défice cognitivo, muito variável em cada pessoa”, explica o site do Pais 21.

Esta mãe explica que “o que exprimem é menos do que o que pensam”, até porque geralmente falam de forma característica porque têm o céu da boca com um formato diferente e geralmente têm uma língua maior.

Têm “mais memória visual de que auditiva" e "os conceitos abstratos são mais difíceis de entrar", mas têm uma enorme capacidade social e "veem-se como pessoas normalíssimas".

Cerca de uma em cada 800 gravidezes tem o diagnóstico de Trissomia 21. Sendo que cerca de 90% são interrompidas voluntariamente.

Carmo destaca que há muita falta de informação e ainda algum preconceito. “Temos medo do que não conhecemos, mas é muito importante procurar informação” e que essa informação esteja atualizada – é nesse sentido que o Pais 21 trabalha, tentando informar os pais, os médicos e os educadores.

Conta que muitas vezes são os próprios médicos que passam a informação errada, espalhando mitos de que as crianças com Síndrome de Down nunca vão aprender nada, não vão andar ou que os casais se divorciam por causa delas – tudo coisas que não são verdade, até porque Carmo sublinha que pelos vários casos que conhece através do Pais 21, é possível conseguir uma vida autónoma, mesmo tendo um cromossoma a mais.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório