Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Dia Mundial da Síndrome de Down. 'E tu, como me vês?'

“Eu vejo-me como uma pessoa comum. E tu como me vês?”

Dia Mundial da Síndrome de Down. 'E tu, como me vês?'
Notícias ao Minuto

12:07 - 21/03/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Campanha

Celebra-se esta segunda-feira o Dia Mundial da Síndrome de Down, uma data que traz para o centro das atenções a doença genética.

Num vídeo criado pela agência norte-americana Saatchi & Saatchi – e partilhado no YouTube pela instituição italiana CoorDown – a jovem AnneRose revela como se vê a si mesma.

“Filha, irmã, melhor amiga, alguém em que se possa confiar”. AnneRose, estudante universitária norte-americana de 19 anos, vê-se como “uma pessoa comum”, uma pessoa “capaz de correr pelos seus sonhos”. “Eu vejo-me como uma pessoa comum, bonita, com um importante significado de vida. É assim que me vejo”… Mas não é assim que as pessoas a vêem.

O vídeo é narrado pela jovem com Síndrome de Down e é protagonizado por Olivia Wild, que surge na pele de AnneRose tal como a própria se vê.

A Síndrome de Down (ou Trissomia 21) é uma alteração genética mais comum. “Esta anomalia genética faz com que em cada célula do nosso corpo haja um cromossoma a mais no par 21, e as pessoas tenham um aspeto físico caraterístico e um défice cognitivo, muito variável em cada pessoa”, lê-se no site Pais21.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório