Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Novo tratamento é capaz de estagnar cancro por 24 anos

A proliferação do cancro para outros órgãos tem sido vista como uma ‘sentença’ para os pacientes oncológicos. Mas a ciência já sabe como inverter a situação.

Novo tratamento é capaz de estagnar cancro por 24 anos
Notícias ao Minuto

21:38 - 17/03/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Metástases

Num curto espaço de tempo, a ciência e a medicina conseguiram dar mais dois gigantes passos na luta contra o cancro. Depois de terem descoberto uma combinação ‘quase mágica’ que erradica ou trava o cancro de forma mais rápida, os cientistas revelam que é possível travar um cancro metastático em nada mais, nada menos do que 24 anos.

Até agora, a proliferação do cancro para outros órgãos (a chamada metástase) é vista como uma ‘sentença’ para os pacientes oncológicos, contudo um estudo do  Houston Methodist Research Institute, nos Estados Unidos, foi capaz de provar que é possível parar significativamente um cancro metastático.

O estudo foi realizado em ratos com cancro da mama e mostrou que o novo tratamento foi capaz de estagnar a doença em oito meses, o que na vida humana representa 24 anos.

A implementação do novo tratamento em pacientes com cancro da mama é esperada já em 2017.

O estudo

Para comprovarem a eficácia da nova teoria, os investigadores recorreram a dois grupos de ratos com cancro da mama em fase de metástase, ou seja, a espalhar-se pelo resto do corpo.

Um dos grupos manteve o tratamento convencional e que para a doença por seis meses, o segundo grupo foi submetido ao novo tratamento, que teve por base a injeção do fármaco na sua forma inactiva, isto é, foi administrado em microcápsulas com o medicamento ‘adormecido’, capsulas essas ao estilo de discos de silicone que ultrapassam a barreira das células cancerígena, conseguindo penetrá-las, quebrá-las e ativar o medicamento.

Os ratos do grupo com o tratamento usado até agora acabaram por falecer, já os animais que foram sujeitos à nova terapia não só sobreviveram como conseguiram aumentar o tempo de vida em oito meses, período em que a doença ficou ‘parada’.

Embora os resultados sejam altamente positivos e inspiradores, o mentor do estudo, Mauro Ferrari, ressalva que os testes em mulheres deverão acontecer já no próximo ano, mas que não existem, para já, garantias que a taxa de sucesso seja igual à que se verificou nos animais, lê-se no site Phys.org.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório