Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Será que as pessoas nascem más ou tornam-se más?

A maldade é a tendência para praticar o mal e a ciência já sabe o que está na sua origem.

Será que as pessoas nascem más ou tornam-se más?
Notícias ao Minuto

08:56 - 20/03/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Comportamento

Há pessoas boas e pessoas más. Há pessoas que nascem já más e há pessoas que se tornam más. Será mesmo assim? A maldade, ou tendência para praticar o mal, tem sido alvo de análise, de crítica e de inspiração.

León Tolstoi, autor da obra ‘Guerra e Paz’, sempre acreditou que as pessoas nascem boas e que são as circunstâncias da vida que as tornam más, que as transformam em maquiavélicas e sem sentido de humanidade. A maldade, esclarece o autor russo, surge quando alguém se junta a grupos com líderes.

E é o sentido de liderança e de poder que está na base da opinião de Sigmund Freud. Conta o El País que o criador da Psicanálise sempre culpou o poder (e a ganância por tal) pela ruindade das pessoas, pelas suas atitudes mesquinhas e más.

A maldade já foi alvo de investigação e, passados anos de análise, concluiu-se que as pessoas são más simplesmente por quererem sentir-se acima de outros, por quererem sentir a superioridade e o poder.

A ciência chama a esta necessidade humana de “distinção positiva”, contudo, esta distinção acaba por ser cruel quando uma pessoa fica cega com o poder ou quando olha para outras pessoas (ou outros grupos) com inferioridade.

De acordo com as investigações feitas – e citadas no site Psychology Today –, a maldade pode surgir como consequência da teoria da comparação social, em que as pessoas se comparam naturalmente, acabando por tecer, por vezes, apreciações pejorativas e maldosas.

E porque é que as pessoas são maldosas durante as comparações? Porque sentem o ego ameaçado. Estudos científicos apontam a ruindade como uma forma de reagir às ameaças feitas ao ego, algo que também Freud defendeu: “os conflitos de interesses entre o homem e o homem resolvem-se, em princípio, com o recurso à violência”.

E respondendo agora à questão colocada no título: sim, as pessoas tornam-se más e é a insegurança sobre nós mesmos que está na origem da maioria da crueldade do mundo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório