Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

O que a ciência já descobriu sobre a paternidade

Celebra-se este sábado o Dia do Pai. O Lifestyle ao Minuto analisou algumas das mais recentes investigações e revela-lhe o que a ciência já descobriu sobre os pais (e a paternidade).

O que a ciência já descobriu sobre a paternidade
Notícias ao Minuto

09:44 - 19/03/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dia do Pai

Ser pai é muito mais do que levar o filho ao futebol ou fechar a porta a todos os pretendentes da filha. E a ciência que o diga: nos últimos anos têm sido vários os estudos acerca da paternidade e do papel dos pais no crescimento e desenvolvimento dos filhos.

E se alguns resultados primam pelo carácter revelador, outros são verdadeiramente caricatos. O Lifestyle ao Minuto analisou algumas das mais recentes investigações e revela-lhe o que a ciência já descobriu sobre os pais (e a paternidade):

A paternidade altera o cérebro do homem. Diz um estudo de universidades de Israel, que a paternidade origina uma transformação cerebral nos homens, surgindo novas ligações neurais ligadas à capacidade de cuidar. É o lado masculino do instinto materno e acontece com a chegada de filhos biológicos ou adotivos.

Os recém-nascidos ‘apaixonam-se’ primeiro pelos pais. Um estudo da Universidade do Minho revela que o ‘amor à primeira vista’ entre o filho (recém-nascido) e o pai é maior do que aquele que acontece entre o filho e mãe.

O ato sexual é um indicador da qualidade do homem enquanto pai. Os homens com comportamentos sexuais mais arriscados tendem a distanciar-se (física e emocionalmente) dos seus filhos, sendo o afastamento maior quando a gravidez é desejada, diz um estudo da Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos.

E sim, ser pai engorda. A mesma universidade norte-americana concluiu, numa outra investigação, que ser pai faz aumentar uns quilos na balança, esteja o homem próximo ou não do filho. Em média, cada homem engorda entre 1,5 e dois quilos quando é pai, verificando-se um aumento de 2,6% no Índice de Massa Corporal (IMC). A culpa? Essa divide-se entre o casamento e a falta de tempo para cuidados pessoais (uma vez que as atenções estão centradas nos filhos).

Mas não só: a má alimentação dos pais mexe com os genes dos filhos. As escolhas alimentares do homem não só interferem com o próprio corpo e saúde como podem mesmo alterar a linha genética da família, diz um estudo divulgado esta semana, que destaca que a má alimentação do homem aumenta o risco de obesidade e diabetes nos filhos.

As crianças beneficiam mais quando são os pais a ler a história. Conta uma investigação da Universidade de Harvard (divulgada no final do ano passado) que as crianças que leem histórias com os pais são linguisticamente mais avançadas do que aquelas que partilham o momento com as mães.

E quando os pais se preocupam o seu progresso escolar. Os filhos de pais que perguntam pelas notas, que ajudam a estudar e que arranjam tempo para brincar tendem a ter melhores notas do que aqueles em que tais tarefas são feitas pelas mães, revela uma investigação da Universidade de Oxford.

A paternidade tardia está diretamente ligada a doenças dos filhos. Um estudo levado a cabo por cientistas norte-americano e suecos defende que a paternidade tardia está relacionada com o aparecimento de vários problemas de saúde nas crianças.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório