Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Exercício ou dieta? Um deles é melhor

Ciência sabe agora como o exercício e a dieta restritiva conseguem mudar as respostas psicológicas e comportamentais das mulheres perante a comida.

Exercício ou dieta? Um deles é melhor
Notícias ao Minuto

12:30 - 11/03/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Perda de Peso

Para emagrecer, é mais eficaz fazer dieta (contando calorias, por exemplo) ou praticar exercício físico? A segunda opção é a mais indicada, segundo a ciência.

Diz um estudo da Universidade de Loughborough que ser fisicamente ativo tem um efeito mais benéfico e eficaz na perda de peso do que adotar uma dieta restrita, como são as da moda e aquelas que implicam contar as calorias de todos os alimentos consumidos.

Para compreender em que medida as dietas têm um efeito mais drástico na resposta psicológica e comportamental das mulheres perante a comida, os investigadores convidaram participantes do sexo feminino para restringir a ingestão calórica e a praticar exercício físico. O objetivo era compreender o pós de cada uma destas duas situações.

O estudo

Numa primeira fase, as 12 participantes foram convidadas a comer num buffet. Depois, praticaram 90 minutos de atividade física moderada, voltando ao buffet momentos depois do exercício.

Como revela o estudo – publicada no site da universidade – o consumo de calorias foi menor após a atividade física do que quando foram convidadas a ingerir menos calorias. Falamos de 660 calorias e 944 calorias, respectivamente.

Para o investigador David Stensel, a restrição de calórica tem um impacto nocivo quando comparada com o exercício uma vez que faz aumentar a hormona da fome (grelina) e diminuir o inibidor do apetite, o peptídeo YY.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório