Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Silêncio não é apenas descanso para audição. Também faz bem ao cérebro

No acelerado mundo atual, nem sempre é fácil ter alguns momentos de silêncio. Quem se ressente é o nosso cérebro.

Silêncio não é apenas descanso para audição. Também faz bem ao cérebro
Notícias ao Minuto

19:15 - 05/03/16 por Pedro Filipe Pina

Lifestyle Benefícios

Hoje em dia é difícil estar em locais públicos e ter momentos de silêncio. Seja a poluição sonora das grandes cidades ou o passeio por um centro comercial, onde qualquer loja nos dá, literalmente, música para os nossos ouvidos, o nosso cérebro não permanece imune a nada disto. E uma lista compilada pelo Huffington Post lembra-nos que há benefícios para a nossa saúde que não devem ser esquecidos.

Um estudo de 2004, de Craig Zimring, defende que o silêncio pode ajudar a aliviar a tensão e o stress. A este, junta-se um outro trabalho, de 2006, divulgado na publicação Heart, que realça que dois minutos de silêncio podem ter um efeito mais relaxante do que… a própria música relaxante.

O silêncio pode também ser uma forma de aumentar os nossos recursos mentais. Passamos a explicar: o córtex pré-frontal, parte da nossa ‘massa cinzenta’ que influi na tomada de decisões complexas, pode ser sobrecarregado num dia difícil no escritório ou quando há uma decisão difícil para tomar na nossa vida.

O silêncio pode ser visto como uma forma de dar descanso a esta parte do nosso cérebro, permitindo-lhe maior foco quando a sua atenção voltar a ser exigida.

Da mesma maneira, a ausência de ruído permite a regeneração de células cerebrais. Um estudo recente que o mesmo Huffington Post recorda, de 2013, em ‘ratinhos’ – e que foi originalmente divulgado na publicação Brain, Structure, and Function – defende isso mesmo.

Por último, acrescentemos que o silêncio é visto por alguns especialistas como ‘chave’ para a autoconsciência.

Momentos de meditação ou em que sonhamos acordados, por exemplo, ajudam a estimular as funções do cérebro que nos permitem pensar nas nossas experiências de vida. É deste modo que se trabalham também conceitos como empatia, mas também a criatividade, por exemplo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório