Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Cápsulas de café: impactos no ambiente e na saúde

Tem uma máquina de café que funciona com cápsulas? Apesar de ser uma opção rápida, nem tudo são pontos positivos.

Cápsulas de café: impactos no ambiente e na saúde
Notícias ao Minuto

09:21 - 01/03/16 por Vânia Marinho com Elsa Pereira

Lifestyle Alerta

No início do ano um estudo da Universidade de Valência alertava que as máquinas de café de cápsulas contêm um vasto leque de bactérias, que não são prejudiciais à saúde.

Mais tarde Hamburgo decidiu banir o uso de cápsulas individuais de café (a primeira cidade a fazê-lo). E porquê? Para preservar o ambiente.

A revista Prevention revela alguns dos riscos que a generalidade das cápsulas de café pode representar – embora sejam diferentes de marca para marca.

Não são amigas do ambiente. Uma ou duas cápsulas de café podem não parecer muito mas se milhões de pessoas usarem o mesmo número de cápsulas diariamente, imagine a quantidade de lixo produzido. Além de contribuírem para o aumento de lixo produzido, a situação agrava-se porque geralmente não são biodegradáveis – uma vez que contêm vários materiais tornam-se extremamente difíceis de reciclar.

Algumas cápsulas podem ainda conter alumínio, o que também não é nada benéfico para o ambiente. Mesmo quando é reciclado, o alumínio produz alguns subprodutos tóxicos que têm de acabar num aterro de qualquer forma. Problema que não existirá se usar um filtro de café à moda antiga.

O material com que são feitas também pode ter impacto na saúde. Apesar de se garantir que as cápsulas são feitas de plástico ‘seguro’ livre de BPA, alguns estudos mostram que mesmo este tipo de material pode ter efeitos prejudiciais quando aquecido. Quando entra em contacto com estes produtos químicos do plástico, estes podem atuar como estrogénio no seu corpo, desequilibrando as suas hormonas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório