Acordou com a barriga tão inchada que parece que engordou uns dois quilos durante a noite?
A maioria das pessoas já passou por isto e geralmente o problema não passa de um inchaço temporário e que pode resolver com alguns ajustes na alimentação. A revista Boa Forma listou sete formas simples de acabar com o inchaço num dia:
1. Troque todas as bebidas por água. Nada de refrigerantes ou bebidas açucaradas, beba apenas água. Mas não exagere – ingerir muita água não o vai ajudar a inchar, pelo contrário, pode fazer com que o corpo faça retenção de líquidos.
2. Evite alimentos com açúcares ou adoçantes artificiais. Podem contribuir para o inchaço uma vez que provocam alterações no sistema gastrointestinal e podem gerar a gases, cólicas, inchaço, e até diarreia se os ingerir em excesso.
3. Corte nos alimentos salgados. Afaste-se dos alimentos ricos em sódio. Quando consome este componente em excesso o seu corpo retém mais água para tentar manter o equilíbrio adequado na sua corrente sanguínea.
4. Esteja atento à ingestão de fibra. A fibra mantém o sistema digestivo a funcionar bem e ajuda-o a sentir-se saciado durante mais tempo mas se não estiver habituado a consumir fibra e começar a ingerir grandes quantidades pode ficar inchado. O recomendável é que consuma entre 20 e 25 gramas por dia e beber muita água para ajudar o corpo a digeri-la mais facilmente.
5. Escolha bem as frutas e vegetais que consome. Frutas como cerejas, pêssegos, uvas e mangas, apesar de todos os benefícios nutricionais, podem deixá-lo inchado –porque contêm muito açúcar natural. Para tentar desinchar consuma amoras, morangos, melão e laranja, que têm menor teor de açúcar e grande quantidade de água.
Quanto aos vegetais, os crucíferos, como couve-de-bruxelas, brócolos e couve-flor são ricos em rafinose, o mesmo composto que produz gases quando come feijões. Aposte nos vegetais com grande quantidade de água.
6. Afaste-se dos hidratos de carbono. Os hidratos de carbono refinados podem favorecer o inchaço. Algumas pessoas têm ainda intolerância a estes alimentos e em alguns casos apresentam alergias associadas ao seu consumo.
7. Mastigue muito bem. Por vezes a culpa não é do que come, mas como come. Se gosta de conversar enquanto faz as refeições ou tem o hábito de mastigar muito rápido, o seu estômago recebe, juntamente com a comida, uma grande quantidade de ar. O que faz com que fique com a barriga inchada e faça uma digestão lenta.