Desde o nervosismo à mentira, da atenção à falta, as suas expressões corporais podem revelar muito sobre si.
Segundo o site UOL, ser capaz de entender as mensagens que uma pessoa envia através do corpo é um sinal de inteligência emocional e pode ser muito útil, especialmente em situações que criam expectativa no outro, como o primeiro encontro.
Sergio Savian, psicanalista e psicoterapeuta corporal especialista em relacionamentos listou dez sinais que indicam como um encontro está a correr:
1. Olhar olhos nos olhos. Se o contacto visual demorar tempo suficiente para descobrir a cor dos olhos, o encontro está a correr bem. Olhar para cima demonstra vontade de ir embora e, para o lado, pode significar que está a ser avaliado.
2. Sorrir abertamente. Quando o sorriso é verdadeiro (um ótimo sinal), os músculos à volta dos olhos mexem-se em sincronia com os músculos do canto da boca. Quando o sorriso é falso, só se mexem os e não há brilho no olhar.
3. Inclinar-se para a frente. É um bom sinal e significa interesse e atenção.
4. Dar um beijo perto da boca. Quando há interesse, é comum que o beijo seja dado mais próximo da boca. Quando há falta afinidade o beijo acaba por ser dado mais perto da orelha.
5. Copiar os gestos. Fazer gestos iguais, tal como no copo ao mesmo tempo, demonstra sintonia.
6. Levantar as duas sobrancelhas. "O gesto é rápido, dura menos de um segundo. Demonstra surpresa e admiração pelo que o outro diz. Geralmente é acompanhando de um pequeno sorriso simétrico, aquele em que os dois cantos da boca se levantam", diz Giovanni Mileo, especialista em motivação e linguagem corporal. Contudo, se o gesto demorar muito tempo, indica que a pessoa deseja mostrar que está interessado quando, na verdade, não está.
7. Braços cruzados. Este é um mau sinal e demonstra afastamento e falta de interesse. Quando, pelo contrário, os braços se mantêm mais abertos, mostrando a região do peito, significa simpatia e alegria.
8. Prender o cabelo atrás da orelha com a mão. Em casais heterossexuais, é um forte indício de que a mulher está interessada no homem.
9. Ficar com a mala no colo. Não é uma boa postura. "Trata-se de uma estratégia de proteção, usada por quem deseja manter uma certa distância ou vê o outro com receio", diz Oliveira.
10. Colocar a mão no queixo. Não é mau, mas tenha atenção: se um dos dois coloca a mão no queixo, como se estivesse com comichão, significa que está a avaliar o outro.