A glândula da tiróide tem uma grande influência na saúde do nosso corpo e no nosso bem-estar. E quando não trabalha correctamente, é preciso agir.
Os sintomas que podem indicar que tem a tiróide desregulada são: alterações repentinas de peso (emagrecer ou engordar muito rapidamente e sem motivo aparente), na temperatura corporal ou no estado emocional, por exemplo.
Apesar de dever consultar o seu médico, eis quatro coisas que, segundo a revista Prevention, poderá fazer para regular naturalmente a sua tiróide:
Não ‘abuse’ da couve. É um superalimento mas comer couves quase diariamente a sua tiroide pode sofrer. A couve “contém goitrogénios, que suprimem a função da tireóide", explica Gabrielle Francis. E não é só a couve, os brócolos, a couve-de-bruxelas, a couve-flor e a repolho também deve ser comidos com uma certa moderação, especialmente se os consumir crus.
Trate-se com a moderação. Açúcar, álcool e cafeína são ‘inimigos’ da saúde da tiróide. Este ‘trio’ pode aumentar drasticamente os seus níveis de cortisol (hormona do stress), que podem afetar a utilização do corpo das hormonas produzidas pela tiróide. Os produtos de origem animal (carne, ovos, queijo, etc.) contêm aminoácidos, que contribuem para a produção das hormonas da tiróide. Comer alimentos ricos em selénio, como os frutos secos ou as sementes também pode ajudar a aumentar a função da tiróide.
Invista num filtro para água. A água da torneira pode conter cloro ou flúor (ou ambos), que podem atrapalhar a tireóide, interferindo com a sua capacidade de absorver o iodo de que precisa para produzir hormonas. Invista num filtro de bloco de carbono para eliminar o máximo destes resíduos.
Pratique yoga. Gabrielle Francis explica que o yoga também pode ajudar a apoiar e a estimular a função da tiróide. As melhores poses são aquelas em que o pescoço fica dobrado para a frente e em seguida abre com uma inclinação contrária. Fletir e contrair a região do pescoço pode estimular o fluxo de sangue à volta da glândula tireóide.