Olhou para a luz e agora vê sombras a flutuar?

Do latim ‘Muscae volitantes’, as ‘moscas volantes’ na visão são recorrentes, principalmente quando se olha para a claridade.

Notícia

© iStock

Daniela Costa Teixeira
15/02/2016 18:40 ‧ 15/02/2016 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle

Curiosidades

Já lhe aconteceu olhar para o sol e depois ver manchas e sombras no seu campo de visão? Não se preocupe. Nada mais teve do que ‘moscas volantes’ nos olhos.

Sim, esse é o nome dado à miodesopsia, condição caracterizada por um ‘defeito’ ocular em que a condensação do humor vítreo – a gelatina que se encontra no globo ocular – projeta sombras na retina quando, por exemplo, se está perante ‘flashes’ de luz.

Estas moscas volantes (do latim muscae volitantes) podem ter várias formas e não ocorrem apenas perante a luz. Segundo a BBC, quando envelhecemos, parte do humor vítreo fica mais líquido, o que faz com que se agrupe pequenos sólidos presentes nessa gelatina. E quando se juntam forma as ditas moscas volantes.

Embora estas manchas oculares sejam recorrentes e não se assumam como graves, é importante ter noção de quando ocorrem e o quão frequentes são, uma vez que podem indicar uma separação do vítreo da retina, situação que acontece mais comummente nas pessoas de idade.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas