Porque é que coçar dá ainda mais comichão?

Quando se coça, a intensidade da comichão tende a aumentar e a culpa é de um neurotransmissor (que por acaso está relacionado com a sensação de saciedade e com o desejo sexual).

Porque é que coçar dá ainda mais comichão?

© iStock

Daniela Costa Teixeira
11/02/2016 08:40 ‧ 11/02/2016 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle

Curiosidades

Quando sente comichão, coça. Quando coça, sente mais comichão. E só por estarmos a falar de comichão já está a sentir uma coceira algures no corpo. Talvez na cabeça? Não fique preocupado, a culpa é do cérebro.

Segundo alguns estudos científicos, a coceira é nada mais do que uma reação cerebral, um processo neurológico que tem um culpado: a serotonina. Este neurotransmissor, responsável pelo humor e pela sensação de saciedade, está na origem da comichão e do facto de o ato de coçar aumentar ainda mais a coceira.

Embora a comichão tenha também uma causa cutânea, a sensação de coceira apenas surge quando o cérebro é alertado sobre a resposta da pele – que ganha um vermelhão, borbulhas ou revela uma reação alérgica a algo.

Ao El País, a dermatologista Nayra Merino explica que “quando confrontados com a comichão, o efeito de coçar cria um inchaço e um pouco de dor que enganam o sistema nervoso”… mas não por muito tempo.

Assim que o cérebro deteta a comichão, o ato de coçar nada mais vai fazer do que aumentar a vontade de coçar e tal deve-se ao facto de a serotonina ser libertada com mais intensidade e de conseguir disfarçar qualquer sensação de dor causada pelo ato de coçar, o que faz com que a pessoa se coce ainda mais, situação que pode ser grave em casos de dermatites ou outros problemas de saúde como reações alérgicas frequentes.

Em laboratório, uma equipa de investigadores norte-americanos da Universidade de St. Louis conseguiram parar este ciclo vicioso de comichão em ratinhos reduzindo (‘simplesmente’) a quantidade de serotonina no organismo, contudo, a verdade é que esta biomolécula não pode ser eliminada do corpo, uma vez que é a responsável também pelo apetite sexual e pela regulação da temperatura corporal.

Para já, a única forma de evitar ou atenuar os efeitos da comichão (que dá origem a mais comichão ainda) é recorrendo a alguns fármacos, o que acontece com alguns tipos de alergia. Nos casos em que a coceira não tem origem num problema de saúde ou de pele, nada como treinar o autocontrolo.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas