Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

Boas razões para consumir menos açúcar (e não é pelo peso)

O consumo excessivo de açúcar não afeta apenas o seu peso e gordura corporal. Conheça outros benefícios de reduzir o seu consumo.

Boas razões para consumir menos açúcar (e não é pelo peso)
Notícias ao Minuto

19:27 - 09/02/16 por Vânia Marinho com Ana Lemos

Lifestyle Saúde

Com certeza já ouviu dizer que é urgente reduzir o consumo de açúcar. Mas porquê? Para emagrecer e atingir um peso saudável? Não só.

Apesar de reduzir o consume de açúcares adicionados poder sem dúvida ajudar a perder peso, a verdade é que os benefícios de ingerir menos açúcar vão muito além do peso.

O U.S. News & World listou nove boas razões para reduzir o consume de açúcar:

1. Reduzirá o risco de desenvolver um cancro. Um estudo realizado este ano provou que as pessoas que consomem menos a açúcares adicionados têm um risco menor de vir a sofrer de cancro do esófago, do intestino delgado, da mama e dos pulmões.

2. Contribuirá para o bom funcionamento cerebral. Os açúcares adicionados, especialmente os ricos em frutose como o xarope de milho, danificam a função cerebral e podem resultar numa neuroinflamação, destaca um estudo publicado na revista Hippocampus.

3. Será mais feliz. O açúcar pode melhor momentaneamente o estado do seu humor mas não irá durar, deixando-o mais em baixo logo de seguida. Um estudo realizado em 2015 concluiu até que as pessoas que consomem menos açúcares adicionados e de hidratos de carbono simples tinham menos probabilidade de sofrer de depressão.

4. Terá mais saúde cardiovascular. Além de ao promover o aumento de peso prejudicar a saúde cardiovascular, o açúcar contribui para a aterosclerose, hipertensão, problemas cardiovasculares, das artérias, cardiomiopatia, insuficiência cardíaca e arritmias - tudo porque aumento a inflamação no corpo, destaca o International Journal of Angiology.

5. O seu sorriso ficará mais bonito. As mães têm razão, o açúcar estraga-lhe os dentes. Quanto menos açúcar consumir, mais bonitos serão os seus dentes.

6. O seu fígado ficará mais saudável. Um grupo de cientista da Universidade da Califórnia alertou com os açúcares adicionados precisam de ser controlados tal como o álcool e destacaram que estes também podem danificar o fígado. O álcool e o açúcar seguem um caminho metabólico semelhante, resultando em efeitos igualmente parecidos.

7. Diminuirá o risco de diabetes. Contrariamente à crença popular, o excesso de peso e a diabetes tipo dois nem sempre andam de mãos dadas. O responsável por este tipo de diabetes não é o peso mas sim o açúcar – beber uma bebida açucarada por dia pode aumentar o risco de diabetes tipo dois em 26%.

8. A pele ficará mais bonita. Menos acne, menos efeitos do envelhecimento. Vários estudos comprovam que o açúcar agrava a acne, além disso o excesso de açúcar no sangue prejudica o colagénio e a elastina da pese, provocando flacidez e rugas.

9. Viverá mais tempo. Por causa da sua influência na diabetes, na saúde cardiovascular e do fígado, no risco de cancro e de depressão, reduzir o consumo do açúcar poderá aumentar a sua esperança de vida.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório