Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Micose: Pequenos cuidados a ter em casa

Os fungos nas unhas são indesejados e incómodos mas há certos cuidados que pode ter em casa para tratar e prevenir.

Micose: Pequenos cuidados a ter em casa
Notícias ao Minuto

17:03 - 09/02/16 por Vânia Marinho com Elsa Pereira

Lifestyle Dicas

A micose nas unhas, ou onicomicose, de acordo com a é uma infecção provoca por fungos que se alimentam e sobrevivem graças às células mortas da pele. Os fungos atacam os pés, geralmente, por serem regiões húmidas e permanecerem quentes.

As unhas ficam ocas e com uma cor amarelada. Mas há outras doenças das unhas que fazem com que estas fiquem com um aspeto semelhante ao que teriam em caso de micose e por isso é importante consultar um dermatologista – especialmente se os tratamentos para a micose não estão a funcionar.

Como evitar: Não deixe os pés e os espaços entre os dedos molhados ou húmidos; Não ande descalço em ambientes húmidos;Não retire a ‘pele’ formada nas laterais da unha. Ao usar palitos ou alicates nesta zona poderá ‘empurrar’ a micose para outras áreas da unha.

O que não deve fazer para combater a micose: Não deve estar sempre a cortar e a limar a unha na esperança que a doença desapareça. A cura eficiente depende da paciência e dos cuidados extra com a unha. Também deve ter muito cuidado com os materiais que usa para arranjar as unhas, sendo que não devem ser de todo partilhados, uma vez que a micose se propaga.

Como tratar a micose: Use vernizes para combater a micose. Vendem-se geralmente em farmácias mas deves ser usados pelo menos durante seis meses. Seque sempre muito bem os pés depois do banho. E deve andar de chinelos em casa para deixar o pé respirar sem o calor e a humidade que se criam quando está com sapatos fechados.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório