Procurar

Porque é que respirar ar frio 'magoa'

Entender a ciência por trás deste fenómeno poderá ajudá-lo a proteger os seus pulmões.

Porque é que respirar ar frio 'magoa'

© Reuters

Vânia Marinho com Elsa Pereira
05/02/2016 08:00 ‧ há 9 anos por Vânia Marinho com Elsa Pereira

Lifestyle

Curiosidades

Quando sai de casa num dia frio e parece que está a entrar para uma arca frigorífico os seus pulmões fazem-no imediatamente sentir o desagrado. Mas porquê?

O pulmão é o órgão que trabalha para aquecer e humedecer o ar inalado até à temperatura e humidade do corpo sem danificar o seu tecido.

Este processo ocorre rapidamente, sendo que o ar se move mais profundamente nos alvéolos que estão em contacto direto com os vasos sanguíneos, que troca o oxigénio por dióxido de carbono. Enquanto o ar inspirado arrefece o tecido pulmonar, o ar expirado acrescenta alguns calor de volta aos tecidos arrefecidos.

O ar frio é muito seco, destaca a revista Runner's World. A sensação de dor ou de que este ar queima quando o inspiramos deve-se à combinação de calor e troca de água que ocorre no início da inspiração de ar frio e seco.

Para a maioria das pessoas, esta sensação desaparece após algumas respirações. Não deverá provocar qualquer dano em pulmões saudáveis, mas pode desencadear um ataque de bronco espasmo em alguém com asma.

Em dias muito frios ou quando vai correr na rua e sente que o ar frio o incomoda deverá usar um cachecol ou uma máscara de esqui para pré-aquecer o ar.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10