Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Calorias negativas: sabe o que são e em que alimentos estão?

Comer sem peso na consciência e, ao mesmo tempo, queimar alguns quilos extra. Bem vindo ao mundo encantado das calorias negativas.

Calorias negativas: sabe o que são e em que alimentos estão?
Notícias ao Minuto

19:20 - 03/02/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dieta

Têm o rótulo de ‘calorias negativas’, mas têm calorias (poucas, muito poucas). Os alimentos com calorias negativas são aqueles que possuem um baixíssimo valor calórico, um alto teor de fibra e uma tremenda capacidade de acelerar o metabolismo, ajudando no processo de perda de peso.

E essa capacidade deve-se ao facto de, no ato digestivo, precisarem de gastar mais energia do que aquela que fornecem.

À revista brasileira Máxima, a nutricionista Fúlvia Gomes Hazarabedian destaca ainda um outro benefício dos alimentos com calorias negativas: o fortalecimento do sistema imunitário.

Mas onde estão essas ‘milagrosas’ calorias negativas? Num vasto leque de alimentos do dia a dia, como é o caso do abacaxi, que acelera o processo digestivo e, por isso, facilita o emagrecimento.

Também o chá verde, o chá de hibisco, o gengibre, a aveia e as sementes de linhaça são exemplos de alimentos com calorias negativas, diz a especialista. Pepino, quinoa, ameixa preta seca e pimenta podem, e devem, ser também incluídos na alimentação.

No final do ano passado, o chef Rocco DiSpirito publicou um livro apenas dedicado a este tipo de alimentos. No ‘The Negative Calorie Diet: Lose Up to 10 Pounds in 10 Days with 10 All You Can Eat Foods’, o chef e especialista em alimentação saudável dá a conhecer aqueles que, a seu ver, merecem destaque no Top 10 dos alimentos com calorias negativas.

Amêndoas, maçãs, aipo, vegetais crucíferos, pepino, vegetais de folha verde, pimentos e beringela são alguns dos exemplos.

O site Daily Healthy Alerts também já se dedicou aos alimentos com calorias negativas e inclui os espargos, a couve-flor e a papaia. Já a nutricionista Fabiane Alheira inclui ainda a melancia e a alface.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório