A organização sediada em Guimarães oficializou hoje na Fruit Logistica, a maior feira mundial de frutas e legumes, uma parceria com uma empresa belga de pequenos frutos que a administradora da Bfruit, Filipa Bragança, espera que ajude a concretizar estes objetivos.
A 'joint-venture' com a Multiberries "pretende trazer mais garantias comerciais, desenvolver duas novas variedades de framboesas que já estão patenteadas e ter mais valor acrescentado no mercado, bem como outras variedades e reduzir custos ao produtor através de ganhos de escala", explicou a responsável da Bfruit.
Os 110 produtores da Bfruit exportam cerca de 90% dos mirtilos, amoras, framboesas, groselhas, morangos e kiwis que produzem e querem chegar a novos mercados como o Dubai ou a China, onde ainda não estão presentes por não terem quantidades suficientes, adiantou Filipa Bragança.
Os frutos são exportados para a Alemanha, França, Bélgica, Holanda e Brasil, mas a administradora da Bfruit acredita que o consumo vai crescer também em Portugal.
Os produtores dispõem atualmente de cerca de 200 hectares, mas preveem um aumento para os 300 hectares no decurso dos próximos três anos, disse Filipa Bragança, acrescentando que o objetivo é também faturar dez vezes mais, passando dos dois milhões de euros de vendas em 2015 para 20 milhões em 2018.
A Bfruit foi formada há dois anos por quatro produtores "que estavam a sentir dificuldades na comercialização dos seus produtos" e está ainda em fase de reconhecimento oficial como organização de produtores, o que Filipa Bragança espera que venha a acontecer até março ou abril.
A BFruit é um dos 30 expositores que têm uma participação conjunta na Fruit Logistica através da Portugal Fresh, uma associação de promoção das frutas e legumes nacionais.
O certame vai juntar em Berlim, até sexta-feira, 2.800 expositores de 84 países, sendo esperados mais de 65 000 visitantes profissionais de 135 países.