Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Queijo e produtos Serra da Estrela vendidos online

A Estrelacoop - Cooperativa dos Produtores de Queijo Serra da Estrela anunciou hoje que dispõe de uma loja "online" para comercialização de queijo e de produtos com a Denominação de Origem Protegida (DOP) Serra da Estrela.

Queijo e produtos Serra da Estrela vendidos online
Notícias ao Minuto

20:30 - 29/01/16 por Lusa

Lifestyle DOP

Segundo Júlio Ambrósio, presidente da Estrelacoop, com sede em Celorico da Beira, com a venda "online" a cooperativa satisfaz "alguns pedidos de pequenas lojas de produtos regionais".

Através da sua página na internet (www.estrelacoop.com), a organização de produtores comercializa queijo (Serra da Estrela DOP e Serra da Estrela Velho DOP), requeijão Serra da Estrela DOP e borrego Serra da Estrela DOP.

O responsável disse hoje à agência Lusa que "todos os quatro produtos têm bastante procura", com vendas para o estrangeiro (Espanha e França) e para o território nacional (Vila do Conde, Porto, Leiria, Ovar, Lisboa, Santarém e Coruche).

Segundo o dirigente, a comercialização do queijo também "aumentou bastante" com um protocolo que foi estabelecido, em julho de 2015, com a Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau (Lisboa).

"Esta casa faz o tradicional pastel de bacalhau, mas com queijo Serra da Estrela. Tem sido um sucesso e, para a Estrelacoop e para os produtores, tem sido muito bom, temos escoado o queijo Serra da Estrela e a bom preço", disse.

Lembrou que a firma fez uma parceria com a Estrelacoop, relativa à compra de queijo Serra da Estrela DOP, o que representa "uma grande esperança" para a cooperativa e para os produtores.

"Até hoje, já vendemos cerca de cinco toneladas e há um acordo para mais 65", informou.

Júlio Ambrósio referiu que a cooperativa "tem como objetivo comercializar os produtos dos seus associados, nomeadamente o queijo Serra da Estrela, o queijo Serra da Estrela Velho e o borrego Serra da Estrela".

"O nosso objetivo é trazer mais produtores para a produção destes produtos. Nesta campanha, conseguimos já aumentar e a parceria com a Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau é a principal razão de os produtores continuarem e aumentarem a sua produção", vaticina.

O responsável destaca ainda o apoio que algumas autarquias estão a dar aos produtores no processo de certificação do queijo.

Os municípios de Celorico da Beira, Fornos de Algodres e Gouveia "apoiam os produtores nos custos do controlo e certificação, nos custos da implementação e apoio do HACCP (Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo)", disse.

"No concelho de Celorico da Beira esse apoio é dado pela Estrelacoop e a Câmara paga uma prestação de serviços mensal por esse apoio. Este apoio tem sido muito importante. No que diz respeito à certificação ajuda a aumentar o número de produtores aderentes", admitiu.

Em relação ao HACCP, considera mesmo que, "se não fosse o apoio das Câmaras", muitas das queijarias "já estavam fechadas, porque o custo das análises é muito elevado".

A região demarcada de produção do queijo Serra da Estrela abrange 18 municípios, como Guarda, Fornos de Algodres, Celorico da Beira, Gouveia, Manteigas, Seia, Trancoso, Oliveira do Hospital, Nelas, Penalva do Castelo, Mangualde e Covilhã.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório