Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Quem é o maior vilão das dietas: hidratos de carbono ou gordura?

Sem gordura ou sem hidratos de carbono. Qual a dieta mais eficiente?

Notícias ao Minuto

23:45 - 23/01/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Emagrecimento

Considerados os vilões das dietas de hoje em dia, as gorduras e os açúcares são rejeitados pelas pessoas que desejam entrar em forma e perder uns 'quilinhos'.

Seguindo essas duas vertentes, sem gordura e sem hidratos de carbono, dois irmãos gémeos decidiram saber qual dieta é mais eficiente. Ambos com 35 anos e médicos, os dois homens decidiram procurar uma dieta eficaz para perder os quilos extra que ganharam depois de um período nos Estados Unidos.

Segundo informações do Hypeness, os ingleses Alexander e Chris van Tulleken foram convidados a participar num desafio: enquanto o primeiro ficaria um mês a alimentar-se à base de peixe, carne, ovos e saladas, o segundo teria que abdicar de qualquer alimento com mais de 2% de gordura.

Tratando-se de gémeos idênticos, a genética e o metabolismo têm uma relevância secundária na experiência, permitindo ter uma melhor noção da diferença entre as dietas. A rotina de treinos foi semelhante para os dois irmãos, para que a atividade ou falta dela não interferisse com o resultado final.

Apesar de ambos terem perdido cerca de cinco quilos, o impacto no organismo provocado por cada dieta foi bastante diferente.

“Permita-me que diga que as duas dietas foram miseráveis. Pensei que tinha feito a melhor esscolha: podia comer carne, peixe, ovos e queijo. Mas tirei os hidratos de carbono e as refeições perderam a graça. E, ao remover todas as frutas e vegetais, fica-se com o intestino preso. Apesar de nunca estar com fome, senti-me mais lento e cansado e o meu hálito estava horrível”, contou Alexander, que fez a dieta do que excluiu todos os hidratos de carbono.

Chris, por outro lado, ficou sem praticamente gordura alguma na sua alimentação, tendo sido ‘obrigado’ a fazer vários lanches entre as refeições para se sentir satisfeito.

De acordo com a publicação, ao verem os exames de sangue, ambos constataram que as duas dietas não eram boas para o organismo. Além de usar a energia das proteínas que ingeria, Alexander começou a perder massa magra, enquanto que Chris apresentou um alto índice de açúcar no sangue.

Faz-se, então, agora a pergunta: Qual é, então, a conclusão?

“Se o objetivo é perder peso, será muito mais fácil se evitar alimentos processados feitos com açúcar e gordura”, afirma Alexander, que optou por alimentos naturais e uma alimentação balanceada, sem milagres ou dietas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório