Já deu por si a segurar ou apertar os alguns dos seus dedos quando está nervoso ou ansioso? Pois bem, inconscientemente, tem estado a colocar em prática uma das mais antigas técnicas comportamentais de que há memória.
O Japão é detentor desta técnica ancestral que se tem vindo a mostrar como eficaz no combate à preocupação, ao medo, à raiva, à tristeza e a tudo o que está a impedir a felicidade.
Com o nome de ‘Jin Shin Jyutsu’, a técnica é apresentada pelo site Healthy And Natural Life como uma das mais simples, podendo ser posta em prática pela própria pessoa. Segundo o site, o método é usado, também, para tratar a ansiedade, dor ciática, lombar crónica, a dor de garganta, depressão e muitas outras condições semelhantes e que colocam em causa o bem-estar.
Nos Estados Unidos desde a década de 50, esta técnica pede apenas o uso das duas mãos, podendo ser usada em qualquer momento ou qualquer lugar. Cada dedo está relacionado com um problema: o polegar diz respeito à preocupação, o indicador ao medo, o dedo do meio à raiva, o anelar à tristeza e o mindinho a tudo o que condiciona o bem-estar e alegria.
E assim que um ou dois destes sentimentos ‘cresce’, nada mais há a fazer do que segurar, com uma das mãos, os dedos relacionados com esse estado de espírito..
Este pequeno hábito tem um alto poder de relaxamento, mesmo quando é feito inconscientemente.