Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Açúcar e cancro: uma ligação que deve ser evitada

Um recente estudo da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, revela a ligação entre o consumo de açúcar com alguns tipos de cancro.

Açúcar e cancro: uma ligação que deve ser evitada
Notícias ao Minuto

09:25 - 10/01/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Estudo

Há uma linha que une o consumo de açúcar e o aparecimento de cancro. Esta é a conclusão de um recente estudo da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, que vai ao encontro de outros que classificaram o açúcar como um dos principais causadores de inflamações que podem desencadear tumores cancerígenos.

Segundo a FOX News, a investigação foi apenas feita em ratos geneticamente modificados, mas a conclusão mostra-se assustadora: o consumo de açúcar aumenta mesmo o risco de cancro da mama e de metástases no pulmão.

Para o estudo, os investigadores dividiram os animais em quatro grupos, cada um com um tipo de alimentação e com uma quantidade de açúcar diferente, mas sempre próximos aos consumidos da dieta ocidental.

Passados os seis meses de teste, os resultados mostraram que a dieta dos ratos com os níveis de açúcar semelhantes à dieta ocidental típica causou um aumento no crescimento do tumor da mama, bem como a propagação do cancro do pulmão.

Lorenzo Cohen, um dos investigadores responsáveis pelo estudo, revela que “a frutose, é responsável por facilitar o desenvolvimento de metástases nos pulmões e cancros na mama”. Mais concretamente, a frutose, que está presente no açúcar corrente e nos xaropes de milho com grande concentração de frutose, é um agente facilitador do desenvolvimento de metástases nos pulmões e da produção de "ácido 12-hidroxieicosatetraenóico (12-HETE) nas situações de tumores mamário", o que aumenta o risco.

O resultado final da investigação foi publicado na revista Cancer Research no passado dia 1.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório