Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

O que os médicos aconselham para evitar e curar a ressaca

O Réveillon é sempre uma das festas mais animadas e regadas do ano. Saiba como combater a ressaca no dia 1.

O que os médicos aconselham para evitar e curar a ressaca
Notícias ao Minuto

10:30 - 30/12/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Dicas

O primeiro dia de cada ano é sempre uma dor de cabeça. Literalmente. Os excessos na festa de Réveillon são responsáveis pela primeira (e talvez mais dolorosa) ressaca do ano.

A pensar nos foliões do Ano Novo, o The New York Post conversou com alguns médicos e revela o que aconselham para combater a ressaca.

Beber entre seis a oito copos de água temperados com limão ou laranja durante o dia da festa é a recomendação do médico Christopher Calapai, que defende a importância de manter um pH equilibrado, de forma a evitar males maiores provocados pelo excesso de álcool. A ingestão de líquidos é igualmente importante para o dia seguinte.

Para Calapai é possível ainda combater os efeitos da ressaca com um reforço de vitamina B, seja por via de suplementos ou de alimentos. Apostar nos antioxidantes, na vitamina C, no magnésio e no cálcio é também importante.

Já a dermatologista Judith Hellman aconselha a que seja feita uma refeição reforçada antes de começar a ingerir álcool, refeição essa que deve conter, pelo menos, uma colher de sopa d azeite, que ajuda a revestir o estomago, tornando-o menos vulnerável face à atuação do álcool.

Tomar uma aspirina ao acordar ajuda a prevenir as dores de cabeça, diz a médica, que aconselha que seja consumido apenas um tipo de bebida.

O cardiologista Daniel Yadegar aconselha o consumo de frutas exóticas, uma vez que hidratam o organismo e previnem o aparecimento das tradicionais consequências da ressaca – boca seca, mau hálito e dor de cabeça. “Alguns estudos mostram que fazer sexo ajuda a combater a ressaca”, diz o médico.

Sumos verdes e água de coco são as recomendações dadas pelo médico Vincent Pedre para depois da festa. Por seu turno, a nutricionista Danielle Pashko acredita que o café é a melhor solução para combater os efeitos de uma noite de excessos, mas deixa ainda a dica dos probióticos, que ajudam na recuperação digestiva.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório