Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

O que acontece ao corpo quando se come um ovo

Se durante muitos anos os ovos foram vistos com algum ceticismo – especialmente devido ao colesterol –, hoje são vistos como superalimentos e amigos da saúde. Sabe o que um ovo faz ao seu corpo?

O que acontece ao corpo quando se come um ovo
Notícias ao Minuto

18:00 - 25/12/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde

A sabedoria popular (e, em tempos, a ciência) enraizou durante muitos anos que não se deviam consumir mais do que três ovos por semana e que este alimento era um dos principais culpados pelo colesterol mau.

Hoje, a ciência une-se para provar o contrário. Não há um limite para o consumo de ovos (embora deva haver peso e medida na quantidade ingerida) e esta proteína de origem animal não só não prejudica os níveis de colesterol como é altamente benéfica para a saúde.

Mas, afinal, o que fazem os ovos ao corpo? Muita coisa, diz o site Eat This.

Em primeiro lugar, impulsiona o sistema imunológico, uma vez que contém um quarto da dose diária recomendada de selénio, e melhora os níveis de colesterol, ao contrário do anteriormente defendido. Um ovo grande contém 212 mg de colesterol, mas tal não significa que os ovos elevam obrigatoriamente o colesterol mau no sangue, pelo contrário, faz, mais facilmente, aumentar o colesterol bom.

O consumo de ovos reduz o risco de doença cardíaca, uma vez que ao aumentar o colesterol bom ajuda a que as veias se mantenham livres de impurezas, e aumenta também os níveis de energia, sendo um dos principais aliados de quem pratica exercício físico. Um ovo contém cerca de 15% da dose diária recomendada de vitamina B2, a ‘vitamina da energia’.

O consumo de ovos melhora o aspeto do cabelo e da pele, deixando-os com uma aparência mais saudável e luminosa. E tudo graças aos elevados níveis de vitaminas do complexo B.

Além de tudo isto, o ovo protege o cérebro, pois é rico em colina, um nutriente essencial para a boa saúde cerebral, indica o site. Um ovo possui ainda nove tipo de aminoácidos fundamentais para combater problemas como a perda de massa muscular, a diminuição da resposta imunitária, a fraqueza, a fadiga e as alterações na pele e no cabelo.

Menos stress e ansiedade são outros dos benefícios do consumo de ovos, assim como uma melhor saúde ocular, graças a dois antioxidantes encontrados neste alimento de origem animal.´

Melhores dentes e melhores ossos são dos últimos benefícios apresentados pelo site, mas não os menos importantes. A vitamina D presente no ovo é fundamental para uma boa saúde bocal e óssea, e o elevado nível de proteína não só preserva os músculos, como também aumenta a saciedade… o que ajuda a perder peso.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório