Uma solução para a azia (e o que não fazer para aliviá-la)

Especialista diz qual a ‘cura’ para a acidez do estômago e desaconselha os ‘remédios’ caseiros.

Notícia

© Pixabay

Notícias Ao Minuto
21/12/2015 08:02 ‧ 21/12/2015 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle

Saúde

Com certeza já deve ter ouvido que beber chá de camomila, comer arroz branco, banana ou até beber uma Coca-Cola pode ajudar a aliviar a dor de estômago. Mas quando essa dor de estômago se torna num ardor intenso, será que estes ‘remédios’ caseiros funcionam?

O médico Patrick Hyatt, especialista em assuntos do sistema digestivo diz que não. "São apenas mitos e podem até piorar a azia ", disse o especialista à Men’s Health.

A acidez ou azia produz-se quando o ácido do estômago volta para o esôfago, o tubo que transporta o alimento da boca para o estômago, porque é incapaz de quebrar a comida digerida. Consequentemente, o seu estômago começa a roncar e a sentir uma pressão constante no abdômen que quase o impede de manter-se em pé, explica o El Confidencial.

Um problema muitas vezes desencadeado pelo consumo de alimentos ácidos como o álcool, o café ou as comidas picantes. Mas também pela comida em excesso: ‘calcanhar de Aquiles’ das festividades que se aproximam.

Mas o que fazer para aliviar a azia? O especialista sublinha: “nada de comidas ou bebidas milagrosas”, vá antes à farmácia.

O médico explica que a forma mais rápida de aliviar a acidez do estômago é através de algum medicamento que contenha bloqueadores H2 - Famotidina, Cimetidina, Ranitidina ou Nizatidina em cápsulas, entre outros –, que ajudam a reduzir a quantidade de ácido gástrico segregado pelas glândulas do revestimento do estômago. E em poucos minutos estará como novo.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas