Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 22º

Hipersónia: quando dormir não acaba com o sono

Nem que passe o dia todo a dormir, continua com sono? Pode sofrer de um raro distúrbio chamado hipersónia.

Hipersónia: quando dormir não acaba com o sono
Notícias ao Minuto

07:02 - 21/12/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Distúrbios

As pessoas que sofrem de hipersónia sentem-se sempre cansadas e com sono e não conseguem ficar ‘acordadas’ durante o dia sem estar a bocejar e a lutar contra a exaustão.

"Na maioria dos casos, não têm qualquer dificuldade em dormir. Mas o facto de dormirem não é algo que acaba com o cansaço. Custa-lhes levantar e sentem- se confusas e irritadas", afirmaram os investigadores da Associação Espanhola de Narcolepsia e Hipersónia (AEN).

Alguns dos efeitos, segundo a associação, são: fadiga, cansaço, perda de concentração e problemas de movimento.

Segundo a AEN, estes fatores podem acabar por afetar a a autoestima, a vida social e a rotina de trabalho de quem sofre desse transtorno.

Isto porque, durante o dia, as pessoas com hipersónia têm uma sensação contínua de sonolência e, como consequência disso, diminuem os seus níveis de atenção, concentração e memória.

De acordo com a Associação Americana de Sono (ASA, na sigla em inglês), a hipersónia pode provocada por outros transtornos de sono e também por fatores genéticos – ou também pelo uso de certos medicamentos ou drogas.

Como reporta a BBC, o distúrbio também pode aparecer em pessoas que têm fibromialgia (síndrome que provoca dores em todo o corpo) ou em pessoas que sofreram danos cerebrais.

Os especialistas sublinham que é essencial fazer uma ‘higiene do sono’ que inclui estabelecer horário de sono regulares, ter um ambiente adequado para dormir e uma cama com travesseiros confortáveis, além de evitar a cafeína e outros estimulantes perto da hora de dormir.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório