Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Nove em cada dez cancros são provocados pelo estilo de vida

Novo estudo revela que fatores ambientais e o estilo de vida desempenham papeis de muito mais peso do que o ADN no que toca ao risco de desenvolver uma doença cancerígena.

Nove em cada dez cancros são provocados pelo estilo de vida
Notícias ao Minuto

19:27 - 17/12/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Estudo

Fumar, beber, expor-se ao sol e a poluição do ar podem ser os principais responsáveis pelo cancro. É o que sugere um novo estudo britânico publicado na revista Nature.

De acordo com este estudo, cerca de 90% dos cancros poderiam ser ‘evitados’ ao eliminar os fatores de risco provocados por estilos de vida pouco saudáveis. Isto porque nove em cada dez cancros são provocados por influências externas e não pelo nosso ADN.

Esta investigação contraria uma série de estudos que apontaram que 65% dos tumores eram inevitáveis e causados por erros na divisão celular. Contudo, os cientistas não descartam que alguns tipos de cancros raros podem ser desencadeados por mutações genéticas.

Citada pelo Daily Mail, a Dra. Emma Smith, do Cancer Research UK, disse: “hábitos saudáveis como não fumar, manter um peso saudável, seguir uma alimentação saudável e cortar no álcool não são uma garantia contra o cancro, mas reduzem dramaticamente o risco de desenvolver a doença”.

O objetivo da investigação é mostrar que as doenças mais frequentes são provocadas por fatores ambientais e externos e que isso deve ser considerado na prevenção da doença e nas próximas investigações sobre o tema. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório