Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Os efeitos da música nos olhos

A música não é apenas para os ouvidos, é também para os olhos.

Os efeitos da música nos olhos
Notícias ao Minuto

23:40 - 17/11/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Estudo

Ouvir a música não é apenas um momento de prazer que estimula o bem-estar. É também um momento que interfere diretamente com os olhos.

Segundo um estudo de duas universidades austríacas, a de Viena e a de Innsbruck, ouvir música faz dilatar as pupilas. A conclusão, conta o Daily Mail, surgiu depois de um grupo de investigadores ter analisado a reação ocular de um conjunto de participantes por via de um dipositivo a laser.

Para os investigadores, o conteúdo da música e a emoção que provoca é capaz de influenciar a dilatação das pupilas, sendo que esta é mais intensa quando a música tem um papel importante na vida da pessoa, isto é, quando está relacionada com um determinado momento, como o nascimento de um filho, um pedido de casamento, um óbito, uma viagem,

O estudo

Os investigadores austríacos convidaram 30 voluntários a avaliar 80 trechos de piano com base no seu estado emocional.

Outros 30 voluntários – a quem não foi revelado o intuito do estudo – tiveram que ouvir as mesmas peças musicais enquanto um dispositivo a laser avaliava os seus olhos. Depois, estes últimos participantes tiveram que descrever a sua relação com a música.

Dizem os investigadores que a música não só consegue interferir diretamente com o estado do olho, como a medição da pupila pode ser uma “ferramenta promissora” para analisar reações emocionais à música, como revelou um dos autores do estudo Bruno Gingras.

E uma vez que o fator emocional foi forte neste estudo, os investigadores salientam que os efeitos na pupila podem ser mais notórios ainda quando em causa está a música preferida.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório